Process Excellence

Robotic Process Automation

Automação com robôs
de modo fácil e eficiente

O RPA é uma tecnologia inovadora que automatiza qualquer processo de negócio ou TI, por meio da criação de robôs (digital workers)

Tais robôs capturam dados e manuseiam aplicativos como se fossem pessoas, ou seja, interpretam, respondem e se comunicam com outros sistemas para executar tarefas repetitivas, eliminando erros e reduzindo significamente os custos.

Os robôs são facilmente configuráveis e capazes de aprender como executar processos que as pessoas realizam. É possível fazer ajustes e escalonamentos enquanto eles funcionam, sem necessidade de codificação.

“Segundo o Gartner, o mercado de RPA tem crescido 57% a cada ano e a projeção é que os gastos mundiais atinjam US$ 2,4 bilhões em 2022”

A QADS ajuda as empresas a serem mais competitivas, através da adoção da tecnologia RPA, agilizando tarefas de back office em uma ampla gama de áreas — incluindo seguros, finanças, compras, gerenciamento de cadeia de suprimentos, RH, contabilidade, gerenciamento de relacionamento com clientes, entre outros.

Veja abaixo alguns resultados com RPA:

75%
de redução no tempo de processamento de pedidos de uma empresa varejista
80%
de economia nos custos de processamento de tarefas rotineiras de um grande banco
92%
de redução do tempo do processo de validação, notificação e roteamento de cada um dos 600 tickets diários de uma grande indústria
196
de ROI nos serviços de atendimento de uma grande empresa da área de tecnologia com a implementação do RPA
300%
de otimização no resultado da execução de processos por meio de digital workers em uma empresa do setor de utilities
4 horas
de economia de tempo no gerenciamento diário de saldos de contas correntes em uma empresa do setor financeiro
1hora
ao invés de dias é o prazo atual de um processo de auditoria em um banco depois do RPA

FONTE: Casos de Uso Blue Prism

Quais processos de negócios devem usar RPA?

  • Registro, alteração, análise e validação de dados
  • Acompanhamento e processamento de pedidos
  • Transações no sistema de gestão empresarial (ERP)
  • Processos de backoffice e Centro de Serviços Compatilhados (CSC)
  • Atualização de perfis de clientes
  • Geração de relatórios de conformidade
  • Registro, alteração, análise e validação de dados dos clientes
  • Resposta em tempo real às reclamações do cliente e usuários
  • Contratação e entrada de um novo funcionário
  • Coleta e compilação de dados de diferentes fontes e sistemas para preparação do pagamento de impostos
  • Preparação de ordens de pagamento e envio de avisos de pagamento

Benefícios do RPA

Os benefícios do RPA são muitos, principalmente uma significativa redução de custos. Abaixo alguns benefícios desta tecnologia
O software “robô” é capaz de resolver problemas sem interrupção das atividades
Eliminação de erros na entrada de dados e na execução de tarefas
Rastreamento e monitoramento de todas as atividades automatizadas
Melhoria da satisfação e da produtividade dos funcionários, que passam a realizar tarefas mais motivadoras
Redução de custos operacionais e trabalho no modelo 24X7
Redução do tempo necessário para executar os processos
Retorno rápido sobre os investimentos
Otimização da experiência do cliente
Conformidade com as normas regulatórias

Com sua expertise em serviços de tecnologia, a QADS está apta a apoiar seus clientes na definição da estratégia de RPA e realizar a implementação e gestão da solução. Com consultoria de excelência, entende as necessidades específicas de cada empresa, de modo a facilitar e simplificar a adoção da tecnologia RPA (Robotic Process Automation).

Fale com um de nossos especialistas